Certificados CNPJ
CERTIFICADO DIGITAL PESSOA JURÍDICA
É uma certificação eletrônica que substitui o CNPJ, emitida pela Receita Federal e indicada para as empresas de todos os portes e setores.
Certificado e-cNPJ
Conhecido popularmente como e-CNPJ ou e-PJ, o certificado digital pessoa jurídica é vinculado ao representante legal ou procurador de uma empresa, com cadastro ativo na Receita Federal. O seu uso confere autenticidade, confidencialidade, integridade e o não repúdio aos serviços realizados por meio dele na internet. Contém os dados da empresa, razão social, CNPJ, nome, RG, CPF e data de nascimento do usuário, além do prazo de validade, que varia de 1 a 3 anos. O e-CNPJ faz parte da rotina de muitas empresas e, em alguns casos, é indispensável para acessar os órgãos do Governo.
Onde utilizar o E-CNPJ?
Nos órgãos públicos federal e estadual, como: Receita Federal (vários documentos), Leilões eletrônicos, SEFAZ (emissão de NF’s e CT-e), governo (SISCONSIG), saúde (DIMEC), MEC, PROUNI, GESP, Detran, Setor Público, SPED, CEF, Zona Franca de Manaus, Parcelamento eletrônico de débitos Pessoas Jurídicas, Provisão de Procuração Eletrônica, assinatura de e-mails, documentos e contratos digitais da Pessoa Jurídica.
Tipo de E-CNPJ:
e-CNPJ A1: gerado e armazenado diretamente em um computador, com validade de 1 ano;
e-CNPJ A3: gerado e armazenado diretamente em uma mídia criptográfica (token ou smart card), com validade de 1 a 3 anos.
Atenção: Na hora de escolher o seu E-CNPJ, informe se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3, na operação na qual pretende utilizá-lo.
Sim. Esse processo consiste na confirmação da identidade do solicitante, através da conferência da documentação pessoal apresentada e o registro dos dados biométricos (foto e impressão digital).
Certificado CT-E
O Certificado Digital para Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e, sendo indicado para Empresas que Prestam Serviços de Transporte de Cargas, em qualquer categoria: aéreo, rodoviário, ferroviário, aquaviário e dutoviário.
Ele é associado ao CNPJ da empresa, mas contém o CPF da pessoa que o utilizará e, não precisa ser necessariamente o representante legal da organização. Esse é o diferencial do Certificado CT-e: você pode escolher um funcionário da sua empresa para esta atribuição.
Onde utilizar o Certificado CT-e?
Emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e; Nota Fiscal Eletrônica – NF-e; Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e; Nota Fiscal Avulsa Eletrônica – NFA-e; Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e; Documentos Fiscais Eletrônicos – DF-e.
Tipos de Certificado CT-e:
CT-e A1: gerado e armazenado diretamente em um computador, com validade de 1 ano;
CT-e A3: gerado e armazenado diretamente em uma mídia criptográfica (token ou smart card), com validade de 1 a 3 anos.
Atenção: Na hora de escolher o tipo do seu CT-e, informe se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3 no sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas que irá utilizar.
Não. Esse processo consiste na confirmação da identidade do solicitante, através da conferência da documentação pessoal apresentada e o registro dos dados biométricos (foto e impressão digital).
Certificado A3
O Certificado Digital do tipo A3 é um arquivo digital gerado e armazenado em um dispositivo móvel como o token (semelhante a um pendrive) ou o smart card (cartão com chip). É emitido tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas e tem validade de 01 a 03 anos.
Conheça as principais vantagens do Certificado A3: é portátil, ou seja, pode ser levado e utilizado em qualquer computador, é inviolável e tem um nível de segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia e, somente o detentor da senha de acesso consegue usá-lo.
Certificado A1 ARQUIVOS
O Certificado Digital do tipo A1 é um arquivo digital que deve ser instalado diretamente em um computador. É emitido tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas e tem validade de 01 ano.
Conheça as principais vantagens do Certificado A1: permite a criação de cópias para outras máquinas, é possível fazer backup de segurança do arquivo, pode ser hospedado no servidor da empresa ou importado em softwares de emissão de nota fiscal eletrônica, no qual a assinatura é feita de forma automatizada!
Certificado NF-E
O Certificado Digital para Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, sendo indicado para empresas de todos os portes e setores, que precisam emitir o documento fiscal.
Ele é associado ao CNPJ da empresa, mas contém o CPF da pessoa que o utilizará e, não precisa ser necessariamente o representante legal da organização. Esse é o diferencial do Certificado NF-e: você pode escolher um funcionário da sua empresa para essa atribuição.
Onde utilizar o Certificado NF-e?
Nota Fiscal Eletrônica – NF-e; Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e; Nota Fiscal Avulsa Eletrônica – NFA-e; Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e; Documentos Fiscais Eletrônicos – DF-e.
Tipos de Certificado NF-e:
NF-e A1: gerado e armazenado diretamente em um computador, com validade de 1 ano;
NF-e A3: gerado e armazenado diretamente em uma mídia criptográfica (token ou smart card), com validade de 1 a 3 anos.
Atenção: Na hora de escolher o tipo do seu NF-e, informe se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3 no sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas que irá utilizar.
Sim. Esse processo consiste na confirmação da identidade do solicitante, através da conferência da documentação pessoal apresentada e o registro dos dados biométricos (foto e impressão digital).
Documentação
Necessária
- Cartão CNPJ;
- Contrato Social (com alteração se
houver); - CNH ou RG e CPF do titular;
- Comprovante de endereço
residencial atualizado - CEI (opcional);
- PIS, PASEP, NIT (opcional).
Instruções de
Segurança
- Não compartilhe sua senha com terceiros,
ela acessa a chave de seu Certificado Digital. - Crie uma senha forte, com letras, números e
caracteres especiais, evitando que seja descoberta facilmente. - Efetue backup de segurança dos
Certificados que permitem esta opção em um lugar seguro e sem acesso de terceiros.